top of page

Endodontia

Endodontia é a especialidade da odontologia responsável pelo estudo da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais, bem como das doenças que os afligem. Popularmente conhecido como Tratamento de Canal.

ENDODONTIA

Este tratamento consiste em remover a polpa dental, limpar o canal e fechá-lo, vedando totalmente o espaço onde se encontrava a polpa.

A polpa dental está situada dentro do dente, sendo assim um órgão vivo, contendo vasos e nervos que podem sofrer inflamações causadas por traumas ou cáries. Quando essas inflamações são irreversíveis, ocorre a morte da polpa e consequentemente um processo infeccioso, tendo assim que removê-la.

Em casos de alterações por cárie, fraturas dentárias, trauma dentáriotrauma ortodônticolesões endo-periodontais, necessidades protéticas e outras patologias endodônticas, o tratamento endodôntico (ou o tratamento de canal) está indicado, visando a manutenção do dente na cavidade bucal, e a saúde dos tecidos periapicais.

​

Por que tratar o canal?

​

Infecção: Quando as bactérias chegam à polpa dental o organismo não consegue combater as bactérias. Assim, as bactérias ganham acesso aos canais e chegam até ao ápice do dente.

Nesta região produzem uma inflamação que, após alguns dias, leva a uma perda óssea que pode ser vista na radiografia. Essa perda pode aumentar e levar a perda do dente.

Mesmo que a perda óssea não evolua, a presença destas bactérias em contato com essa região bem vascularizada significa muitas bactérias inoculadas na corrente sanguínea.

Para o corpo, é uma infecção generalizada que traz muitos prejuízos e, por isso, tem que ser combatida a todo instante, consumindo energia vital.

​

Sem infecção: A polpa é viva e responde a todo tipo de trauma que recebe, desde uma cárie na superfície mais externa, quanto ao excesso de calor, frio e pressão (mordida).

Assim como a pele ao ser machucada, a polpa também inflama. No entanto, ela não tem espaço suficiente para isso, pois está contida dentro do dente que é rígido. Assim, a sua própria inflamação produz uma pressão que corta o fluxo de sangue e leva a sua morte.

​

Como é realizado o tratamento de canal?

​

O tratamento endodôntico é baseado na remoção de toda polpa (tecido mole) que se encontra na parte interna (canal) do dente.

Após remover esse tecido, o dentista faz a desinfecção do canal e preenche todos os espaços com uma substância que irá impedir a proliferação e fluxo de bactérias.

 

Quando devemos realizar um tratamento endodôntico?

A dor espontânea ou prolongada ao frio e/ou calor, abscesso e/ou uma fístula (lesão em forma de bolha na gengiva por onde extravasa pus).

São grandes indicadores da necessidade de tratar o canal. No entanto, quando o processo é lento, pode ser silencioso e o problema passar despercebido por muitos anos. Mesmo assim, causam grandes prejuízos. As bactérias e resíduos da necrose ficam sendo inoculados nos tecidos sadios.
As consultas de manutenção preventiva inclui esta avaliação.

Quando um tratamento provavelmente levar à morte pulpar, pode estar indicado o tratamento preventivo.

​

A Carezzato Nogueira Odontologia Especializada conta com profissionais especialistas nos procedimentos e apenas após uma avaliação criteriosa, poderemos indicar o melhor tratamento para seu caso.

 

Agende já uma consulta!

bottom of page