Bichectomia - Plástica na bochecha desponta como uma das preferidas dos brasileiros

Bichectomia retira bolsas de gordura das bochechas e deixa rosto mais fino.

Procura pelo tratamento triplicou no Brasil.

O Brasil é líder em procedimentos cirúrgicos estéticos. E duas cirurgias estão despontando na preferência nacional. Uma delas tem um nome meio esquisito.

Você sabe o que quer dizer bichectomia?


Bichectomia é uma cirurgia plástica.


E esse nome esquisito vem das ‘bolas de bichat’, bolsas de gordura que ficam na bochecha, entre a maçã do rosto e a mandíbula. No procedimento, o médico faz um corte de um a três centímetros na parte interna da boca e retira as bolas de bichat.


O resultado é um rosto mais fino.


“A pessoa que tem a bochecha mais proeminente muitas vezes se incomoda com isso e a cirurgia está aí para resolver esse problema”.




A cirurgia para retirar o excesso da bola de Bichat é denominada bichectomia e promove a redução das bochechas. Pode ser feita com anestesia local, com ou sem sedação. A incisão é por dentro da boca, sem cicatrizes aparentes, e o procedimento dura em torno de 40 minutos.

A bichectomia é um procedimento relativamente simples, mas a retirada da gordura exige cuidado por se tratar de uma área delicada, entre nervos e canais salivares. Através de incisões com 1,0 a 2,0 cm, na parte interna de cada bochecha, a gordura é tracionada e extraída.

A quantidade de gordura retirada varia de acordo com cada caso.


Trata-se de uma técnica descrita em 1980, já consolidada mundialmente no meio científico, mas pouco difundida aqui no Brasil.


Perguntas Frequentes:

Qual o tempo de recuperação da Bichectomia?

O processo de recuperação é muito semelhante à extração de um dente do siso. O inchaço é variável de indivíduo para indivíduo, mas normalmente dura em torno de uma semana, sendo mais intenso nos 3 primeiros dias. Nessa primeira semana, o ideal é fazer um repouso relativo, evitando esforço físico e exposição ao sol. Não é preciso afastamento do trabalho, além de 2 a 3 dias, desde que o inchaço não seja um fator comprometedor.


Quais os riscos da Bichectomia?

Por ser um procedimento de pequeno porte, os riscos são mínimos. Existem algumas complicações possíveis, como em toda cirurgia (sangramento, infecção, etc.) e outras mais específicas, mas igualmente raras (lesão de nervo, assimetria, ressecção em excesso).

Se eu emagrecer, essa gordura some sem eu precisar fazer a cirurgia?

A Bola de Bichat é uma das últimas gorduras a serem consumidas pelo organismo. Ela só diminui quando o indivíduo já queimou praticamente todas as outras.

Quando eu envelhecer, meu rosto não vai ficar flácido se eu fizer a Bichectomia? Independentemente da Bola de Bichat, nosso rosto vai ficando flácido com a idade. Alguns estudos mostram que a Bola de Bichat pouco se altera com a idade. Mas de qualquer forma, há sempre a preocupação em não exagerar na remoção.

Onde fica a cicatriz ou o corte após a redução das bochechas?

O corte ou a cicatriz fica dentro da boca, bem na parte superior das bochechas, próximo aos dentes molares superiores.

A cicatriz não é perceptível externamente.

A CZN conta com profissionais especialistas nos procedimentos e apenas após uma avaliação criteriosa, poderemos indicar o melhor tratamento para seu caso. Agende já uma consulta!






Posts Em Destaque
Posts Recentes