Periodontia
Periodontia é a especialidade da Odontologia que trata das doenças das gengivas e dos tecidos de suporte dos dentes. Pacientes que possuem doença periodontal devem ser acompanhados de forma sistemática e cuidadosa pois esta patologia leva ao “amolecimento” e perda de dentes muitas vezes sem nenhum sinal de cárie. Possivelmente a doença periodontal está ligada a uma predisposição individual do paciente e não a sua quantidade e/ou qualidade de higiene oral sendo portanto fundamental a atenção de um especialista em Periodontia.

A placa bacteriana (uma espécie de "massinha branca" produzida pela saliva e restos de alimentos) é considerada o agente causador das doenças do periodonto. O acúmulo excessivo de placa, propiciado por uma higiene bucal deficiente, pode levar à inflamação da gengiva (gengivite) e caso esse quadro não seja tratado corretamente pode haver a evolução da inflamação para o osso e fibras periodontais (periodontite).
A ocorrência de sangramento gengival ao escovar os dentes ou ao passar o fio dental é um indicativo da presença de inflamação na gengiva ao redor dos dentes. A presença de pus nas gengivas, aumento da mobilidade dos dentes, mudança de posição dos dentes, mau hálito, ocorrência de dor e/ou aumento de volume na gengiva podem estar presentes nos quadros de inflamação das estruturas periodontais.
A periodontia acompanhou a evolução das outras áreas e incluiu-se como uma especialidade da odontologia preocupada, além da saúde do paciente, com a sua estética. Dessa forma, a plástica periodontal chega para tratar da estética dos pacientes relacionada às suas gengivas, ao sorriso do paciente, preocupando-se não somente com os dentes, forma e cor dos mesmos, mas da gengiva, que aparece tanto ou, às vezes, até mais que os próprios dentes.
Com a cirurgia plástica gengival, pode-se alterar a forma das gengivas, aumentando ou diminuindo-as, interferindo assim, indiretamente, na forma e tamanho exposto do dente.
Assim, pessoas, com os dentes muito pequenos, ou mesmo a gengiva muito grande, tendo o chamado "sorriso gengival", podem buscar alterar essa situação e conquistar um sorriso saudável e bonito.
Diabetes
Milhões de pessoas sofrem de diabetes. Com uma higienização bucal adequada e um controle do nível de glicose, muitos pacientes diabéticos conseguem manter a boca sadia.
Porém, as pessoas com diabetes, em especial aquelas cujos níveis de glicose (açúcar) não são devidamente controlados, são muito propensas a desenvolver doenças nas gengivas e perder os dentes.
Como toda infecção, a gengivite pode provocar aumento no nível de açúcar e tornar o diabetes uma doença mais difícil de controlar.
Outros problemas bucais relacionados com o diabetes são: infecções causadas por fungos que crescem na boca e ressecamento bucal, que pode causar úlceras, infecções e cáries.
Você precisa de dentes fortes para mastigar. Por isso é muito importante fazer o possível para mantê-los durante toda a vida.
A Carezzato Nogueira Odontologia conta com profissionais especialistas nos procedimentos e apenas após uma avaliação criteriosa, poderemos indicar o melhor tratamento para seu caso.
Agende já uma consulta!